quarta-feira, abril 26, 2006

Em dia de celebração da Liberdade...

... é bom que se chame a atenção (como o fez o Sr. Presidente da República) para as discrepâncias sociais que ainda se verificam na nossa sociedade. Sim, numa realidade bem próxima de todos nós!
Pena é que, embora chamando a atenção para este problema, o Sr. Presidente tenha preferido ignorar e deixar de falar da profunda crise económica que galga o país e que o vai engolindo cada vez mais (como se tal não fizesse parte da nossa realidade e esquecendo-se que essas diferenças sociais são resultado dessa mesma crise de que falo e que todos nós sabemos - e ele também sabe - que existe).

De qualquer forma, e porque nunca é demais lembrar, parece-me importante enumerar alguns dos factos que compõem grandes problemas sociais em Portugal:
- Em Portugal, os mais abonados detêm 7,4 vezes os rendimentos dos mais necessitados.
- No final do passado mês de Março, havia 480 164 desempregados inscritos nos centros de emprego do IEFP.
- Segundo a Associação de Apoio à Vítima, a cada 2 dias uma criança é vítima de maus tratos (em Portugal) e 1 em cada 4 tem menos de 3 anos.
- No ano transacto, a Associação de Apoio à Vítima registou 12 809 actos de violência doméstica, num universo total de 14370 casos (88% foram mulheres). 32,2% das ocorrências dizem respeito a maus tratos físicos e 32,5% a maus tratos psíquicos.
- Há cerca de 300 mil idosos no limiar da pobreza, sobrevivendo com menos de 300 euros mensais.