terça-feira, fevereiro 07, 2006

Carnaval

Acredita-se que as comemorações do Carnaval têm origem numa festa primitiva, que se realiza anualmente honrando a chegada da Primavera.
Esta festa consistia num ritual de fertilidade agrária, em que homens e mulheres pintavam os seus rostos e corpos para se deixarem levar pela alegria, pela dança, pela embriaguez e pelo sexo.
Há registos destes festejos na Antiguidade, 10 mil anos A.C. Os Egípcios (2000 AC) homenageavam de igual forma semelhante a sua deusa Ísis e os romanos também realizavam festas alegres e desinibidas em homenagem a alguns deuses, especialmente a Baco, deus do vinho, que na mitologia grega se chamava Dionísio.
Estes rituais eram tão desregrados que ficaram conhecidos como rituais dionisíacos ou … bacanais!

A FESTA DA CARNE
Para alguns, o termo Carnaval vem da expressão latina “carrum novalis” (carr naval), uma espécie de carro alegórico com que os romanos iniciavam as comemorações. Para outros, Carnaval deriva de uma outra expressão latina: “carne levare”, ou seja, Adeus Carne. Era uma forma de comemorar em grande, antes da Quarta-feira de Cinzas, altura em que se entra num período de jejum de carne, devido à Quaresma. Daí o facto de se chamar “Dias Gordos” a este período de Carnaval, onde a ordem é transgredida e os abusos tolerados, por contraposição ao jejum e à abstenção total dos dias que se seguem, os “Dias Magros da Quaresma”.

AS MÁSCARAS
O uso de máscaras devemo-lo ao Papa Paulo II. Foi a permissividade deste Papa que permitiu a introdução do Baile de Máscaras, para que todos os excessos pudessem ser cometidos sem que se reconhecesse quem os praticava. As máscaras e os disfarces escondiam, além disso, a existência de classes sociais.

1 Comments:

Blogger Saricotico said...

Olá!Obrigada por teres colocado um link no teu blog para o meu, mas como escreveste "blogsgspot" quando se tenta aceder não dá :(... Rute

9:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home