terça-feira, março 28, 2006

O velhinho ascensor do Bom Jesus

O velhinho ascensor do Bom Jesus entrou em obras de remodelação, desde o dia 20 de Março. O mas antigo elevador do mundo (completou 124 anos no passado dia 25), movido a água, só voltará a funcionar, de acordo com a programação de trabalhos, dia 1 de Junho.
Até lá, o ex-libris bracarense vai passar por uma profunda transformação, sem, contudo, alterar a sua traça original. Em suma, o elevador vai continuar a ser o mesmo mas com mais segurança para os turistas. "O projecto do elevador foi minuciosamente estudado por forma a que as duas carruagens façam lembrar, ainda, as velhas carcaças ferroviárias, mantendo, assim, um testemunho vivo da velha rede de transportes de Braga" (garantia dada pelo padre Cândido Pedrosa, da Confraria do Bom Jesus).

segunda-feira, março 27, 2006

Super Bock Tango

A UNICER lançou, este fim de semana, a 6ª sub-marca (se assim se pode chamar!) da Super Bock. Super Bock Tango, cuja campanha promocional assenta no slogan "É mais fácil beber uma cerveja do que dançar um tango!", é a primeira cerveja com groselha produzida em Portugal. Os spots publicitários poderão ser vistos na televisão e na rua, em outdoors, a partir de quarta-feira (dia 29).
Estima-se que o lançamento desta nova variedade envolva um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros. "Reafirmar o seu pioneirismo, apostando na conquista de mais consumidores com apetência para cervejas com sabor" é o objectivo primordial da UNICER. O público-alvo é o público urbano, que não tem por hábito beber cerveja. A Tango afirma-se como uma cerveja leve, com poucas calorias: uma cerveja fácil de beber.
A origem da designação Tango é do Norte do país. No Norte, um tango é uma cerveja misturada com groselha.
_______________________________

Ainda não provei esta cerveja mas estou ansiosa por o fazer. Para quem me conhece, sabe que a cerveja é a minha bebida (alcoólica) favorita. E o Tango, então...!!! Não posso deixar de provar!

Abrunhosa: vantagem sobre Mourinho

BCP lança OPA sobre BPI....
Ora se pensarmos bem e cruzarmos esta notícia com as respectivas publicidades de cada um dos grupos bancários, podemos chegar a uma interessante conclusão: O famoso treinador português internacional Mourinho estará, claramente, "ameaçado" pelo não menos famoso, mas muito menos internacional cantor Pedro Abrunhosa.

" Eu não estaria aqui... se não fosse para ganhar!" (Mourinho). SERÁ??

sexta-feira, março 17, 2006

CHEIRA A PRIMAVERA

Bem sei que a Primavera só chega daqui a 4 dias, mas já cheira a Primavera. Sim, sem dúvida. Apesar de S. Pedro ainda andar um pouco indeciso e querendo prolongar um pouco mais o Sr. Inverno, com umas chuvadas e descidas de temperatura de quando em vez.
Mas, tal como nós podemos sentir-nos já com determinada idade, ou dizer que a temos, quando ela só é alcançada daí a uns meses (erro nosso, com certeza, este de querermos antecipar aniversários!!!), também há dias em que parece que a Primavera chegou. Hoje foi um desses dias. A caminho das instalações onde diariamente dou mostras do meu trabalho, esforço e dedicação, logo pela manhã, cheirei e ouvi a menina Primavera. As flores e árvores, em crescente actividade de florescimento, transpiravam um maravilhoso perfume que, conjugado com a humidade que àquela hora dançava no ar, se fazia sentir fortemente. Os passarinhos saudavam alegremente a sua chegada, palreando estrondosos "Bem-Vinda" na sua linguagem... apesar de ainda não ter chegado. Dom fantástico este dos animais (o do 6º sentido, quero dizer!).

Sou amante da Primavera e do Verão. Sr. Outono e Sr. Inverno, não me levem a mal, e não quero que fujam ou morram para sempre, mas eu sou da Primavera e do Verão!

quinta-feira, março 16, 2006

A vida és tu que a fazes!


"Um aplauso para aquele que deixou tudo e montou um bar na praia. A vida és tu que a fazes!" (Slogan da mais recente campanha da Coca Cola Light)

Porque é que foste cobarde e não fizeste o mesmo? A primeira vez que vi esta campanha, imediatamente me lembrei de ti. E só consigo lembrar-me de ti cada vez que a vejo. Lembrar-me-ei cada vez que a vir e enquanto a minha memória a guardar.

Mas eu, porque não abraço o sonho e não o faço também? Cobarde, admito-o! Sou-o, como tu foste e como sempre ficarás na minha memória! Cobarde e egoísta - foste-o!! Poderei estar a ser injusta mas tu também o foste quando só em ti pensaste!!

Momentos há em que realmente não sei o que quero. Sim, porque adoro o que faço. Mas falta algo. Não sou completa. Falta algo MEU!"

Projectos adiados. Assim funcionamos e a nossa vida!

quarta-feira, março 08, 2006

Dia da Mulher

Porquê a 8 de Março?

Foi a 8 de Março de 1857 que as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, reivindicando a redução de um horário de 16 horas de trabalho para dez. Estas, que recebiam apenas um terço do salário dos homens, foram fechadas dentro da fábrica e 130 delas acabaram por morrer devido a um incêndio que entretanto deflagrou.Em 1910, decidiu-se homenageá-las, instituindo o Dia Internacional da Mulher a 8 de Março.

segunda-feira, março 06, 2006

Só...

Sinto-me tão só... tão desorientada nesta vida que começa a não ter sentido. Deveria ser o contrário....
Estou perdida, sozinha, no meio de um mar imenso. Estico a mão sem retorno. Ninguém a segura. Uns olham-na, olham-me, simulam ajuda... e viram-me as costas e nem uma última vez me olham. Apenas riem.... E vejo, de soslaio, o seu riso gozado do meu mal.

Estou num mundo a que não pertenço. Ou pertenço mas não o sinto. Não sei o que pensar, o que fazer, o que decidir. Deixo-me, por isso, levar pelas ondas e pela maré. Levem-me.... levem-me para onde queiram. Para onde achem que devo ir e até onde achem que devo chegar. E arrastai o meu corpo contra os rochedos quando achares que devo fazer algo. Dai-me esse sinal!!!! mas só quando achares que o deveis dar; quando achares que devo fazer algo. Até lá, deixai-me sem preocupações, deixai-me só, livre e triste!

sexta-feira, março 03, 2006

Sexta-Feira 13

O Musical que homenageia os Xutos e Pontapés, revisitando os loucos anos 80. À mistura: música, amor / amizade e morte, juventude, tragédia, drogas e rock 'n' roll, angústia, sonhos desfeitos e/ou construídos e alcançados...
Uma abordagem à euforia vivida no pós-25 de Abril e a muito do que constitui o lado negro da sociedade. São grandes os temas da vida que aqui se levantam e cruzam; que a todos toca e que bem espelham momentos da vida dos X&P.

O enredo começa e acaba com o encontro de dois amigos de longa data. Pelo meio, a história do que aconteceu naquela sexta feira, 13, e as suas implicações durante algum tempo depois. O tempo passa e vinte anos depois, o reencontro. Didi, assim como Tozé (os dois amigos que se reencontram), conseguiram alcançar os seus sonhos. Tozé é jornalista em Londres e Didi tem a sua própria banda! O dia do reencontro, é o dia do lançamento do novo álbum de Didi: Sexta-feira, 13. "É preciso aceitar e conviver pacificamente com o que aconteceu".

No final, o reencontro é total. Ao sabor do som "Sexta-feira, 13" ressuscitam Calado e Molas, que se unem aos fisicamente presentes .

Um musical a ver "com bons ouvidos"!!! No Toyota Box

_______________________________
Sob encenação de António Feio, e promovido pela UAU - Produção de Ideias, a alma de Sexta-feira 13 são os Xutos e Pontapés, a mais antiga banda de rock portuguesa, que continua a atrair gerações! Na base de todo o espectáculo, a discografia de Xutos. Podemos ouvir temas que atravessam a existência da banda, desde "Mãe" até ao "Mundo ao Contrário".
Não há palcos, não há bancada para a plateia, não há uma separação linear entre o público e a acção. Um espectáculo a ser visto em pé (embora hajam cadeiras para os mais cansados, ou com menos vigor nas pernas), como se de um concerto se tratasse. Nós, público, vemo-nos assim no meio da acção, envolvidos pela mesma, obrigados a deslocar o olhar (e o corpo) conforme o movimento dos actores.

quarta-feira, março 01, 2006

Metropolitan

Chega a sexta feira e invade-me um misto de alívio e leveza com ansiedade e medo. É fim de semana, é relax e curtição... é estar com os amigos, ter mais tempo para eles (apesar de nunca ser suficiente para estar com todos e dispender o tempo necessário com todos!!). Ao mesmo tempo, sexta feira é dia de andar de metro. Bicho assustador este!!!

De ínicio até achava piada. Esta coisa de centopeia eléctrica do subsolo não há lá na terra. Não há e ainda bem... além do mais, tão pouco faria sentido!!! A cidade é pequena, chega-se facilmente a qualquer lado; não há grandes filas de trânsito. Quando lá vivia achava que sim.... que o trânsito era imenso, que me atrasava imenso nas deslocações para a universidade (que era quando me deslocava em horas de ponta)... Nada disso. A Minha Cidade é um PARAÍSO!

Ando de metro apenas porque tenho que andar. Chego mais rápido onde quero, poupo no gasóleo... a contrapartida é que sofro. Fico melancólica. O ar que respiro deixa-me mal disposta, enojada. O olhar frustado, deprimente e acusador das pessoas entristece-me e assusta-me. Fico cabisbaixa. OK, eu não sorrio. Metro não é lugar para sorrir. É para estar séria. No metro és empurrada, esmagada, e quiçá assaltada. Sorrir para quê?!

Não gosto... não gosto que me toquem, não gosto da falta de educação das pessoas que só porque estão no metro pensam-se no direito de atropelar, pisar, empurrar e nem um "Peço desculpa!" ou um "Dá-me licença?"

Até o cego, revoltado com a sua condição, insulta a tudo e a todos. Revolta-se e fico revoltada. Não com a sua condição mas por se revoltar. Ninguém o insulta. Limitam-se a ignorá-lo. O que quer o senhor? A Vida não está fácil para ninguém. Acredito que para si mais dificil... mas o mundo é assim mesmo... tem que ser assim mesmo. Não podemos todos ser iguais ou viver nas mesmas condições.

Bom, mas isso agora não interessa nada nem a ninguém. Há coisas perante as quais não podemos simplesmente querer encontrar respostas.

Ainda bem que ainda há verde e céu azul, há mar e flores e montanhas, e o som das ondas ou das cascatas ou dos cursos de água dos rios... sorrisos da Natureza!!

Até quando? Não sei. Não me interessa. Não estou a ser egoísta. Não. Não me interessa porque assim prefiro.
Quero apenas viver o já e o agora sem ter que pensar no depois. O depois não existe. Só existe enquanto presente. Enquanto viver de forma responsável para que os nossos sucessores possam usufruir de tais dádivas....
Futuro é incerto, é improvável. Não conjuguemos os verbos no futuro.